terça-feira, 18 de dezembro de 2007

AQUECIMENTO GLOBAL ABRE PASSAGEM NO ÁRTICO


O gelo marinho no oceano Ártico recuou para sua menor extensão já registrada, abrindo pela primeira vez a mítica passagem noroeste entre o Atlântico e o Pacífico.
A abertura dessa rota marítima, que encurta a distância entre a Europa e a Ásia, era um efeito previsto do aquecimento global, causado pelas emissões humanas de gás carbônico. Mas ninguém esperava que ela fosse acontecer tão cedo.

O fenômeno, registrado em setembro por um mosaico de imagens do satélite Envisat, da ESA (Agência Espacial Européia), aumenta a preocupação dos cientistas com a velocidade do aquecimento global.

IMPORTANTE: Para ler mais sobre esse assunto, leia em nossa revista Reta Fin@l (4) - Faça sua assinatura gratuita pelo nosso e-mail: r.d.retafinal@gmail.com

domingo, 2 de dezembro de 2007

53 DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA

1. Tampe suas panelas enquanto cozinha

Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

2. Use uma garrafa térmica com água gelada

Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua.


3. Aprenda a cozinhar em panela de pressão

Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4. Cozinhe com fogo mínimo

Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.

Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes

de uma só vez

Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

6. Coma menos carne vermelha

A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás

inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de

água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

7. Não troque o seu celular

Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida,

mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.

Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.

8. Compre um ventilador de teto

Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

9. Use somente pilhas e baterias recarregáveis

É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

10. Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado

Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

IMPORTANTE:

Para ler mais sobre as outras 43 importantíssimas dicas de preservação da natureza, leia em nosso próximo número de Resta Final (4) - Faça sua assinatura gratuita pelo nosso e-mail: r.d.retafinal@gmail.com


2012 ANO DA GRANDE MUDANÇA PLANETÁRIA


Vivemos no momento histórico em que se aproxima a integral instalação da Nova Era, tempo em que efetivamente haverá mudança radical na Terra, não somente climática ou geográfica, como tanto propalado; mas, principalmente, transformações de valores e visões espirituais.

Como já desenvolvi em outros textos, a Nova Era está sendo implantada, mais acentuadamente a partir de 2004 e, a cada ano, com mais intensidade até o derradeiro ano de 2012, conforme tem sido informado por recentes mensagens canalizadas, coincidindo estas com previsões de antigos povos e com constatações científicas.

O autor inglês, David Icke explicita que: Nós estamos agora no meio de talvez o maior desses ciclos, um que acontece, segundo estimativas, só uma vez a cada 26.000 anos, e o calendário Maya prevê que o ponto crítico de mudança é 12 de dezembro de 2012. Esse é o real ponto focal da transformação, não o manufaturado Milênio.

Estes ciclos de consciência são como entradas ou portais que se abrem para aqueles que estão pronto para passar para um estado muito mais alto de consciência. (...) Mas o que nós estamos encarando agora, ao que parece, não é um portal, mas sim um vasto abismo de oportunidades para uma transformação global que desafiará todas as crenças atuais.

Textos de escolas religiosas e de mistério têm previsto isto abertamente ou simbolicamente por milhares de anos. Agora a evidência física, espiritual e, crescentemente, científica pode confirmar que a denominada "Grande Mudança das Eras" está sobre nós.

IMPORTANTE:
Para ler mais sobre este e outros temas importantíssimos sobre a Grande Transição Terrestre já iniciada, leia em nosso próximo número de RETA FINAL (4) - Faça sua assinatura gratuita pelo nosso e-mail: r.d.retafinal@gmail.com


sábado, 1 de dezembro de 2007

PESQUISADORES DESCOBREM UM GRANDE OCEANO NO INTERIOR DA TERRA


Por Ker Than

(Redator de 'LiveScience')
Sexta-feira 2 de março de 2007

Cientistas que exploram o interior profundo da Terra encontraram a evidência de um enorme reservatório debaixo da Ásia oriental que tem pelo menos o volume do Oceano Ártico.

O descobrimento marca a primeira vez que uma superfície tão grande de água foi encontrada na camada profunda do planeta.

O achado, feito por Michael Wysession, um sismólogo da Universidade do Estado de Washington em Saint Louis, e seu antigo estudante graduado, Jesse Lawrence, agora na Universidade de Califórnia, San Diego, será detalhado em uma próxima monografia que será publicada pela União Geofísica Americana.

A dupla analisou mais de seiscentos mil registros de ondas sismográficas geradas por terremotos que viajam através da Terra, recolhidos por instrumentos dispersados ao redor do planeta.

Eles perceberam uma região debaixo da Ásia onde as ondas sísmicas pareciam umedecer-se ou atenuar-se, e se retardavam ligeiramente. “A água retarda um pouco a velocidade das ondas” explicou Wysession. “Muito umedecimento e pouca lentidão coincide muito bem com predições de água”.

Predições anteriores calculavam que se uma laje fria do fundo marinho fosse afundar milhares de milhas na camada da Terra, as temperaturas quentes provocariam a evaporação da água dentro da rocha.


Mais informação em inglês através do link:
http://groups.yahoo.com/group/DiscerningAngels/message/24785