quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COLUNA VERTEBRAL SAUDÁVEL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA



O Dr. Helder Nani Ricardo – Fisioterapeuta / Quiropraxista; Mestre em Ciências da Saúde; Pós-graduado em Reabilitação Ortopédica e Traumatológica (terapias manuais); Formação em Quiropraxia, Terapia Biocranial (Crânio-sacral)/Liberação Somato-emocional, Cinesiologia Aplicada (Aplied Kinesiology), Hipnose Clínica; Formação em diversas técnicas de Fisioterapia Manual(Conceitos Mulligan e Maitland, Mobilização Neural,entre outras); Professor em diversas modalidades de cursos e/ou treinamentos. Idealizador do Centro de Tratamento da Coluna Vertebral (CTCVertebral) estará ministrando palestra, workshop e atendimentos individuais na VIII Plenária da Rede Mundial da Consciência Planetária em Atibaia/SP
- NÃO PERCA!!!


O Fisioterapia tem lugar de destaque entre as profissões da área de saúde, através de uma atuação marcante no aspecto social, atuando em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção e reabilitação. Ainda é considerada uma das profissões mais jovens no Brasil (regulamentada em 1969), porém poucas profissões tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo. 


Graduação em Fisioterapia:
O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como  objetivo formar um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, detendo visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do individuo e da coletividade, capaz de ter como objetivo de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
Os cursos de Fisioterapia tem, em média, cerca de 4.000 horas/aula

Especialidades da Fisioterapia:
A Fisioterapia atua em quase todas as áreas da saúde. Entretanto, o Coffito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) reconhece apenas algumas especialidades, dentre elas a Quiropraxia. As outras especialidades são: Acupuntura, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neuro-funcional,  Fisioterapia Onco-funcional, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Traumato-ortopédica funcional, Osteopatia (Resolução nº. 220, de 23/05/2001, a mesma da Quiropraxia) e a Saúde da Mulher. 


Quiropraxia como recurso terapêutico da Fisioterapia:
O Fisioterapeuta Quiropraxista (quiropráxico), portanto, é o profissional que utiliza os recursos quiropráxicos na avaliação, no diagnóstico cinsesiológico-funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema músculo-esquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Diversas outras técnicas e/ou recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à "Fisioterapia Quiropráxica", potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esqueléticas.

A Quiropraxia no Brasil:
Sabemos que a Quiropraxia é regulamentada como profissão em diversos países. Entretanto, no Brasil, as coisas estão acontecendo de forma diferente. O que poucas pessoas sabem, é que cada país tem autonomia pra criar suas próprias leis, não sendo obrigado a seguir modelos  de outros países. Além disso, o Brasil não é obrigado a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e nem seguir os moldes das organizações internacionais que regem aQuiropraxia.
Isso ficou bem claro depois que o Projeto de Lei no. 4.199/2001 que tratava  na Câmara dos Deputados (Regulamentação da Quiropraxia como profissão no Brasil), foi arquivado e publicado no DCD do dia 01/02/2011. O referido Projeto passou por duas legislaturas e foi reprovado  por uma comissão. (mais informações sobre o arquivamento deste Projeto,  cliqueaqui)

Portanto, no Brasil, a Fisioterapia continua sendo a única profissão regulamentada a exercer legalmente a Quiropraxia.

PARTICIPE DA PALESTRA E WORKSHOP COM O DR. HELDER E DESCUBRA ESSA MODALIDADE TERAPÊUTICA QUE PODE FAZER VERDADEIROS MILAGRES.
Muita gente recorre a médicos quando tem problemas de coluna, mas DIFICILMENTE um médico teria condições de ajudar efetivamente. Nesse caso, a QUIROPRAXIA REALMENTE FAZ MILAGRES.

Nenhum comentário: